
Urb.Anas - UFF
Carregando...

Carregando...

Conheça os pesquisadores, docentes e estudantes que fazem parte do grupo de pesquisa Urb.Anas - UFF.

Bolsista IC FAPERJ
EAU/UFF
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF). Integra como bolsista FAPERJ o coletivo de pesquisa Urb.Anas, vinculado ao grupo de pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (GPDU/PPGAU/UFF), se aprofundando em temas dentro do campo do planejamento urbano e direito à cidade a partir das teorias feministas e estudos generificados.
Mestranda
PPGAU/UFF
Mestranda no Programa de Pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (2024). Se graduou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2005), atuando na profissão de forma ininterrupta de 2005 a 2015 em projetos executivos de arquitetura e urbanismo. É criadora do Artivismo feminista denominado Projeto Xoxotista com o qual ocupa os territórios culturais da região central do Rio de Janeiro. Partindo da experiência como vendedora ambulante em eventos culturais promovidos nos espaços públicos da cidade, desenvolveu uma corpografia sobre as mulheres trabalhadoras que atuam no comércio informal de rua.
Egressa EAU/UFF
PROURB/UFRJ
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestranda em urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Urbanismo (PROURB) da UFRJ. Atuou em projetos de habitação de interesse social e planejamento urbano desde sua graduação em 2019 e atualmente é bolsista CNPQ se dedicando à pesquisa sobre a infraestrutura urbana do cuidado com foco na redução da tripla jornada de trabalho atribuída às mulheres.
Doutoranda
PPGAU/UFF
Diretora-Executiva do ITDP Brasil desde 2012. Mestre pela London School of Economics and Political Science (LSE) e doutoranda no PPGAU/UFF, atua em políticas públicas desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Foi premiada pela LSE, Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” e reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI). Entre 2006-201 trabalhou na BEN Namíbia, liderando a maior rede de distribuição de bicicletas com impacto social na África sub-Saariana. É pesquisadora sobre a mobilidade urbana sob a ótica das teorias críticas feministas.

Pesquisadora colaboradora
Profª FAUFBA e UFRJ
É mãe de uma menina incrível (a Lola). Feminista e Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e da Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social da UFRJ. Junto com Rossana Tavares, fundou em 2013, o blog FEMINISURBANA (https://feminismurbana.wordpress.com/), para debater as questões feministas na cidade. Sua tese, uma das primeiras a tratar o tema de gênero no campo da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, ganhou o prêmio CAPES de melhor tese na área de PUR (2016).

Egressa
PPGAU/UFF
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade do Grande Rio. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU/UFF). Em 2020, foi indicada ao prêmio 'Gabriel Serrano Camargo' de Fin de carrera da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), representando o Brasil na categoria Tesis de Grado. Atua como arquiteta autônoma e possui experiência em pesquisas sobre insegurança urbana, mobilidade e passagens subterrâneas.

Doutorando
PPGAU/UFF
Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade do Grande Rio. Mestre em Produção e Gestão do Espaço pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF/RJ), com pesquisa voltada às relações entre gênero e criminalidade. Atualmente, doutorando no mesmo programa (PPGAU-UFF), desenvolvendo investigação sobre corpo e lugar nas transidentidades. Atua profissionalmente nas áreas de arquitetura, planejamento urbano e políticas públicas.

Doutoranda
PPGAU/UFF
Doutoranda e Mestra (2021) em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFF; formada no MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV (2016); Arquiteta e Urbanista pela UFRJ (2012); e Técnica de Edificações pelo CEFET/RJ (2006). Ganhou, pela sua dissertação de mestrado "MULHERES E SUBÚRBIOS CARIOCAS: UMA PERSPECTIVA FEMINISTA INTERSECCIONAL DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL NA VIDA COTIDIANA" (2021), uma Menção Honrosa na Premiação CAU+ Diversidade 2023 do CAU/RJ. Atualmente, é também Bolsista de Doutorado (CAPES) e colabora com o coletivo Urb.Anas do GPDU/UFF.

Estudante e bolsista voluntária
EAU/UFF
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Participa, como bolsista voluntária, do coletivo de pesquisadoras Urb.Anas, vinculado ao grupo de pesquisa GPDU (Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano), coordenado por Rossana Brandão Tavares. No grupo, desenvolve pesquisas sobre cidades a partir de referenciais teóricos feministas e interseccionais. Além disso, é bolsista da OPPHUS (Oficina de Pesquisa e Projeto em Habitação e Urbanização Social), onde atua junto à Coletiva de Assessoras Populares do Rio de Janeiro, contribuindo para a elaboração e o acompanhamento de projetos habitacionais de interesse social.
Doutorando
PPGAU/UFF
Arquiteto urbanista formado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF), mestre em arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição (PPGAU-UFF) e artesão formado pelos liames da vida. Atualmente se dedica ao trabalho em escritório e à pesquisa acerca do fazer artesanal manual têxtil enquanto instrumento epistemológico aplicável ao ensino de arquitetura e urbanismo, desembaraçando a figura do tecido urbano e sua representação também como algo popular e manuseável.

Estudante e bolsista voluntária
EAU/UFF
Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF). Participa do grupo de pesquisa Urb.Anas, que estuda e desenvolve trabalhos focados no planejamento urbano, dentro do viés generificado, subgrupo integrante do Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (GPDU/PPGAU/UFF).

Pesquisadora colaboradora
Universidade Nacional de Córdoba e CONICET-UNC (Argentina)
Mãe de Lucía, de 7 anos. Arquiteta, urbanista e designer, formada pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Doutora em Arquitetura. Pesquisadora do CONICET-UNC. Trabalha no Centro de Pesquisas e Estudos sobre Cultura e Sociedade. Coordenadora da linha de pesquisa em Arquiteturas, Urbanismo e Design feministas, junto com Ana Falú, Inés Moisset e Natalia Czytzaljlo. Atualmente é doutoranda em Estudos de Gênero e está no 4º ano do curso de Psicologia. Pesquisa a gestão feminista do hábitat, o doméstico e a casa como dispositivo de subjetivação.

Bolsista PIBIC/CNPq
EAU/UFF
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF). Foi bolsista FAPERJ no ano de 2023 e 2024 e atualmente é bolsista PIBIC junto com o coletivo de pesquisa Urb.Anas, com pesquisa no tema sobre desenvolvimento urbano, feminismo, reprodução Social, familismo e interseccionalidade de Gênero, vinculado ao grupo de pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (GPDU/PPGAU/UFF).

Egressa EAU/UFF
IPHAN
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-graduação em Patrimônio Cultural pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), com pesquisa voltada ao patrimônio cultural e memória suburbana. Atualmente integra o quadro de funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Graduada em Arquitetura e Urbanismo
EAU/UFF
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2019) e mestre em Estudos da Arte, com ênfase em estudos museológicos e curatoriais, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP, 2022). Sua pesquisa articula a representação de gênero em espaços museológicos e os percursos urbanos como práticas curatoriais, em diálogo com sua experiência em cenografia e artes visuais, especialmente no estudo de espacialidades, narrativa e processos de construção da memória.

Professora e Coordenadora Urb.Anas
Departamento de Urbanismo da EAU/UFF
Mãe de Maria Clara, é arquiteta e urbanista EAU/UFF, com mestrado em planejamento urbano e regional IPPUR/UFRJ e doutorado em urbanismo PROURB/UFRJ. Profª do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo e PPGAU/UFF, sendo Coordenadora do Grupo e Coletivo de Estudos e Pesquisa Urb.Anas/GPDU. Trabalhou na ONG FASE - Programa Direito à Cidade, com educação popular e assessoria a movimentos sociais de luta pela moradia e lideranças, além de diversos projetos de extensão e pesquisa em habitação e saneamento no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Integrou a secretaria executiva do Fórum Nacional de Reforma Urbana (2004-2007), e participou da formação do Comitê da Copa e Olimpíadas do Rio e Fórum Comunitário do Porto. Iniciou sua atuação no debate feminista e estudos de gênero na FASE junto ao movimento de reforma urbana. Produziu uma das primeiras teses no urbanismo com abordagem feminista e de gênero (2015). Integrou a equipe de assessoras do Mandato Marielle Franco. Recebeu a Moção de Reconhecimento e Aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através do Mandato da Vereadora Mônica Benício, na homenagem “A Esperança é Feminista: Mulheres que nos Inspiram” (2023). Artigo em co-autoria com Diana Helene, premiado pela ANPARQ 2022. Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ (2022-2025).